quinta-feira, 29 de março de 2012


50 segredos para a longevidade...

 

*1**.Beber água mesmo sem ter sede*
  O líquido ajuda a aumentar a saciedade, evitando compulsões que podem levar ao sobrepeso e ao aparecimento de diversas doenças, ao mesmo tempo que mantém a saúde do sistema renal. 
*2**. Ir ao dentista regularmente*
A boca é como um espelho a refletir a saúde do organismo. Daí a importância de permitir que um profissional a examine a cada seis meses. "Muitas doenças sistêmicas, como diabetes,

 *3**. Ingerir mais nozes*
Bateu aquela fome de fim de tarde? Experimente comer duas unidades de nozes todos os dias. Esse é um dos segredos dos Adventistas da Califórnia. Cerca de 25% deles comem nozes cinco vezes por semana. E diminuíram pela metade o risco de problemas cardíacos. 

*4**. Temperar com alho*
"Ele melhora a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e potencializa as nossas defesas",  

*5**. Comprar alimentos regionais*
Se puder privilegiar alimentos produzidos na sua região, sua saúde sairá ganhando. Agora, se você puder ir pessoalmente à feira ou à quitanda do bairro, tanto melhor.

*6**. **Comer mais frutas*
Aumentar o consumo de produtos de origem vegetal é uma das medidas mais  significativas na prevenção de doenças crônicas 

*7**. Aprender a planejar*
A tensão constante é extremamente prejudicial à saúde. Uma boa maneira de controlar essas reações é não deixar todos os compromissos para a última hora. "Acostume-se a anotar suas pendências em uma lista.

*8**. Fracionar a dieta*
Comer mais vezes ao dia e optar por porções menores é um jeito inteligente de manter o peso estável. "Os jejuns prolongados desencadeiam uma fome tão intensa que é fácil se exceder nas refeições.

*9**. Aproveitar o contato com a natureza*
Sinta o cheiro da grama molhada, escute os pássaros, sente-se na sombra de uma árvore... Pratique essa terapia sempre que possível, já que ela é altamente relaxante etambém contribuem para recuperação de pacientes: "Quando observam a natureza, eles tiram a atenção da doença". 

*10**. **Levantar peso*
A ideia não é apenas ficar forte.. "Um dos principais benefícios é o aumento da densidade óssea, auxiliando na prevenção da osteoporose 

*11**. Ser um voluntário*
Se você ainda não conseguiu um tempo para isso, é bem provável que não tenha encontrado a causa certa. 

*12**. Celebrar a vida*
Não espere algo de extraordinário acontecer, mas acostume-se a comemorar as pequenas vitórias. 

*13**. Cultivar a sua fé*
"A religião empresta sentido às buscas e conquistas do ser humano, dá uma nova dimensão às vitórias e também às perdas 

*14**. Trocar o café pelo chá-verde*
Ainda que você precise do café para acordar, faça a substituição. Afinal, o chá verde também contém cafeína, que funciona como estimulante.

*15**. Pegar leve com as carnes vermelhas*
Embora sejam importantes fontes de ferro, são alimentos de difícil digestão e, portanto, retardam o funcionamento intestinal. 

*16**. Praticar mais atividade aeróbica*
Pode ser uma caminhada ou uma corrida. Esse tipo de exercício tem impacto direto sobre os fatores de risco associados à hipertensão, ao diabetes e à obesidade 

*17**. Encontrar a sua tribo*
Se você gosta de esportes, certamente irá sentir-se bem com amigos que também gostam. Portanto, faça um esforço para encontrar pessoas com quem possa compartilhar e trocar ideias.

*18**. Ser agradável*
Facilita a convivência social e cria vínculos com pessoas que poderão apoiá-lo quando necessário

*19**. Definir seus objetivos*
É o que os moradores de Okinawa chamam de ikigai e os habitantes de Nicoya nomeiam de plano de vida. Seja como for, o fato é que eles têm muito bem definidas as suas razões de viver e investem nesses propósitos.                            

  *20**.Conhecer melhor a ioga*
Ela une princípios da meditação, exercícios para o equilíbrio, alongamento e o treinamento de força, com foco na respiração 

*21**. Guardar o despertador na gaveta*
Dormir bem significa dar ao corpo a chance de se recompor totalmente. "Se você se deita, dorme logo e acorda bem disposto, pode dizer que tem um sono de qualidade". "Aqueles que dormem pouco podem ter um aumento do colesterol e dos triglicérides". 

*22**. Apostar nos integrais*
Não basta comer pão integral. Com um pouco de criatividade, é possível incluir a farinha e aveia integrais na preparação de inúmeros pratos.

*23**. Pensar na sua vocação*
Fazer o que gosta é uma forma eficiente de afastar o estresse. 

*24**. Doar seus pratos grandes*
A população de Okinawa descobriu um jeito de comer 30% menos: eles utilizam pratos de apenas 23 cm de diâmetro. 

*25**. Ter atitudes positivas*
"As emoções fazem parte daquilo que somos e, portanto, são capazes de provocar reações físicas muito claras. 

*26**. Emagrecer a despensa*
Na hora da compra, elimine os alimentos que possuem qualquer quantidade de gordura trans e evite os que contêm gorduras saturadas. 

*27**. **Saber como usar a soja*
"O consumo frequente reduz os riscos de doenças cardiovasculares". 

*28**. Estudar sempre*
Manter as atividades intelectuais é uma maneira de garantir anos extras de vida e muito mais saúde, principalmente nas idades avançadas 

*29**. **Ter um dia só para você*
"Se for impossível fazer isso, tente conseguir pelo menos 15 a 20 minutos por dia para não fazer nada, ou melhor, para pensar apenas. É como marcar uma reunião consigo mesmo". 

*30**. Apagar o cigarro*
 A explicação é simples: as substâncias do cigarro levam à contração dos vasos sanguíneos, à aceleração dos batimentos cardíacos, além abaixar o HDL, que age como um protetor das artérias. 
*31**. Ouvir a sua música*
 "Faça um CD com as músicas que marcaram positivamente a sua vida para criar a sua identidade sonora musical. Escute-o regularmente, principalmente quando estiver precisando melhorar o astral". 
*32**. Respirar com consciência*
"Inspire calmamente o ar pelo nariz, contando três segundos. Então, bloqueie a respiração por um tempo, retendo o ar, e expire pela boca em seis segundos. Assim, você estará atuando diretamente sobre o sistema nervoso autônomo”. 

*33**. Curtir os animais*
"O contato com os animais tem melhorado a vida dessas pessoas. Para alguns idosos, a experiência foi tão positiva que eles chegaram a diminuir o número de medicamentos que tomavam". 

*34**. Ser muito mais ativo*
Comece descendo alguns pontos antes do ônibus. Fazer mais atividades a pé ou de bicicleta, cozinhar, cuidar do jardim, brincar com o seu cachorro, todas essas maneiras de se mexer são válidas. 

*35**. Desacelerar o ritmo*
"Se você não cria um tempo para estar bem, terá que ter tempo para se cuidar quando ficar doente". O primeiro estágio do estresse é a fase de alerta. Ele nos permite realizar muitas tarefas em pouco tempo e aí nos sentimos bem. Porém, quando persistimos na tensão, o organismo entra em fadiga. 

*36**. Comer mais iogurtes*
"Eles reforçam a nossa imunidade", O que as bactérias vivas contidas nesses potinhos também fazem é melhorar o nosso humor. 

*37**. Investir no ômega-3*
Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum), sementes de linhaça moídas e óleos de peixe, de soja e de canola são ótimas fontes desse nutriente, que tem ação comprovada na redução dos níveis de colesterol e de triglicérides, além de ajudar no controle da pressão e de prevenir o risco de tromboses, que danificam os vasos sanguíneos. O composto ainda é coadjuvante em tratamentos neurológicos e de osteoporose.


*38**. Controlar o álcool*
A curto e médio prazos, o álcool pode engordar, acelerar o processo de envelhecimento e ainda aumentar a pressão arterial. A longo prazo, causa dependência e ainda compromete o funcionamento de todos os sistemas do corpo, com danos mais sérios para o fígado.

 *39**. Brincar com as crianças*
É uma excelente estratégia para tirar o foco das preocupações, aproximar a família ou amigos e facilitar o contato intergeracional.

*40**. Construir o próprio jardim*
Mexer com plantas e flores pode ser um hobby interessante e saudável, desde que você realmente consiga tirar prazer da atividade. 

*41**. Desfrutar do sol*
Sentir na pele o calor dos raios solares não é somente uma receita para adquirir disposição e ânimo. Com cerca de 15 minutos de exposição, oferecemos ao corpo algo que só o sol pode dar: a energia necessária para a síntese de vitamina D. 

*42**. Perdoar mais*
"Para envelhecer bem, é preciso olhar para a nossa trajetória de vida aceitando os erros cometidos e desculpando-se por eles. 

*43**. Dar uma chance à laranja*
Uma única unidade é capaz de prover a necessidade que o nosso corpo tem de vitamina C a cada dia. "Protege contra o câncer, afasta aquela gripe chata e até ajuda a pele a se recuperar mais rapidamente dos estragos promovidos pelo sol". 

*44**. Alongar o corpo todo*
"O alongamento, enquanto um treinamento da flexibilidade, é um dos principais fatores de manutenção da autonomia funcional em idosos". 

*45**. Cochilar após o almoço*
"Para quem dorme pouco, essa pode ser uma estratégia compensatória. É como renovar as energias, antes de recomeçar a jornada.

*46**. **Priorizar as pessoas amadas*
"Eles contam com famílias fortes e se apoiam mutuamente".

Relações verdadeiras nos protegem de situações adversas.

*47**. Esquecer do sal*
"O sal em excesso faz o corpo reter mais líquido, o que, além de causar inchaço, também aumenta o volume sanguíneo, elevando a pressão nas artérias".  Outra dica é reduzir o consumo de condimentos, pratos prontos, embutidos ou enlatados. 

*48**. Praticar sexo com prazer*
A atividade sexual ajuda a aliviar as tensões, já que, durante a relação, ocorre a liberação de endorfinas, substâncias que melhoram o humor. O sexo ainda faz bem para a circulação. Por fim, vale como um excelente exercício e ajuda a reforçar vínculos de afeto. 

*49**. Criar um tempo para a família*
A união e o apoio mútuo entre cônjuges, pais e filhos precisam certo investimento de tempo e atenção. 

*50**. Usar as dicas diariamente*
Caminhar só aos finais de semana ou encontrar mais tempo para os amigos apenas nos períodos em que a rotina de trabalho sossega um pouco podem ser um bom começo, na tentativa de transformar a sua vida para melhor. É preciso, porém, garantir que mudanças pontuais se transformem em hábitos, para colher resultados significativos no que diz respeito à saúde e à longevidade.